Homílias da Primeira Carta de João - I

02.janeiro.2024

PRIMEIRO TRATADO

O que era desde o princípio (1 João 1: 1-11)

Por meio da fé, podemos alcançar a Palavra unida à carne, ser iluminados por sua luz e ter vida, desde que confessemos humildemente nossos pecados e mantenhamos o amor fraterno.


A própria vida se manifestou na carne.

1. O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, e que nossas mãos tocaram, a respeito da Palavra da vida. Quem ousaria tocar a Palavra com as mãos, se a Palavra não se fizesse carne e não habitasse entre nós? Esta Palavra que se fez carne, para ser tocada pelas mãos, começou a ser carne por meio da Virgem Maria. Mas a Palavra não começou então, pois aquele que era desde o princípio disse: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus". Observe se não é testemunhado por sua Epístola e Evangelho, onde você acabou de ouvir: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus". Talvez, alguém possa entender "Palavra da vida" como uma expressão para Cristo, não o corpo de Cristo tocado pelas mãos. Veja o que segue: "E a própria vida se manifestou". Portanto, Cristo é a Palavra da vida. E onde foi manifestado? Pois ele era desde o princípio, mas não era manifesto aos homens; entretanto, era manifesto aos anjos que o contemplavam e se alimentavam dele como pão. Mas o que diz a Escritura? "O homem comeu o pão dos anjos". Portanto, a própria vida se manifestou na carne; pois foi colocada na manifestação, para que aquilo que só poderia ser visto pelo coração fosse visto também pelos olhos, a fim de curar os corações. Pois a Palavra só é vista pelo coração, mas a carne é vista também pelos olhos corporais. Tínhamos meios para ver a carne, mas não tínhamos meios para ver a Palavra. A Palavra se fez carne, a fim de que pudéssemos vê-la e, ao vê-la, ser curados de tal maneira que pudéssemos vê-la.


No seio virginal, uniram-se o esposo, a Palavra, e a esposa, a carne.

2. E vimos, e somos testemunhas. Talvez alguns irmãos não saibam o que significa "testemunhas" em grego, pois é uma palavra comum e reverenciada em todas as línguas; pois aqueles que chamamos de testemunhas em latim são chamados de "mártires" em grego. Quem não ouviu falar dos mártires, ou em cuja boca cristã não reside diariamente o nome dos mártires? Tomara que também resida em seus corações, para que imitemos as paixões dos mártires em vez de persegui-los com calúnias. Assim, ele disse: "Vimos e somos testemunhas". Vimos e somos mártires. Porque ao dar testemunho do que viram e ao contar o que ouviram daqueles que viram, quando o testemunho deles desagradava aos homens contra os quais era dito, eles sofreram todas as coisas que os mártires sofrem. Os mártires são testemunhas de Deus. Deus quis ter testemunhas humanas, para que os homens também tivessem Deus como testemunha. "Vimos", ele diz, "e somos testemunhas". Onde eles viram? Na manifestação. O que significa "na manifestação"? Na luz, isto é, nesta luz. De onde poderia ser visto na luz quem fez a luz, senão porque ele colocou sua tenda na luz e saiu dela como um esposo do seu leito, alegrando-se como um gigante a correr pelo caminho? Aquele que existia antes do sol, que fez o sol, antes de Lúcifer, antes de todas as estrelas, antes de todos os anjos, o verdadeiro Criador - pois tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada foi feito - para que ele, que só pode ser visto pelo coração, fosse visto pelos olhos carnais; ele colocou sua tenda na própria luz, isto é, manifestou sua carne nesta luz; e o leito nupcial daquele esposo foi o útero da Virgem, pois neste útero virginal, dois foram unidos, o esposo e a esposa, o esposo sendo a Palavra e a esposa sendo a carne; pois está escrito: "E serão os dois uma só carne"; e o Senhor diz no Evangelho: "Assim, já não são dois, mas uma só carne". E Isaías lembra muito bem que ambos são um: ele fala em nome de Cristo e diz: "Como um noivo, ele colocou uma coroa sobre mim, e como uma noiva ele me adornou com ornamentos". Parece um estar falando, e ele se fez tanto noivo quanto noiva, pois não são dois, mas uma só carne: pois a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Àquela carne é unida a Igreja, e Cristo se torna inteiro, cabeça e corpo.


Não podemos tocar nele enquanto está sentado no céu, mas podemos tocá-lo pela fé.

3. E somos testemunhas, diz ele, e anunciamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e se manifestou a nós: isto é, manifestou-se entre nós; para que seja dito de maneira mais clara, manifestou-se a nós. O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos. Que a vossa caridade preste atenção: o que vimos e ouvimos, vos anunciamos. Eles viram o Senhor em carne, ouviram palavras da boca do Senhor e nos anunciaram. E também ouvimos, mas não vimos. Portanto, somos menos felizes do que aqueles que viram e ouviram? E como ele acrescenta: "Para que também tenham comunhão conosco"? Eles viram, nós não vimos, e ainda assim somos participantes, pois mantemos a fé comum. Pois até alguém que viu não acreditou e quis tocar e acreditar assim, e disse: "Não acreditarei a menos que eu ponha os meus dedos no lugar dos cravos e toque as cicatrizes dele". E ele se apresentou para ser tocado no tempo pelas mãos dos homens, ele que sempre se apresenta para ser visto pelos olhos dos anjos; e aquele discípulo tocou e exclamou: "Meu Senhor e meu Deus". Porque ele tocou o homem, confessou Deus. E o Senhor, nos consolando, que agora não podemos tocar com as mãos nele sentado no céu, mas pela fé, diz a ele: "Porque você viu, você acreditou; bem-aventurados os que não veem e acreditam". Nós somos descritos, nós somos designados. Que, portanto, a bem-aventurança que o Senhor predisse aconteça em nós: mantenhamos firmemente o que não vemos; pois eles anunciam aqueles que viram. "Para que também vocês," ele diz, "tenham comunhão conosco". E o que há de grandioso em ter comunhão com os homens? Não desprezem; vejam o que ele acrescenta: "E a nossa comunhão seja com Deus Pai e com Jesus Cristo, seu Filho". E isto, diz ele, escrevemos a vocês, para que a vossa alegria seja completa. A alegria completa está na própria comunhão, no próprio amor, na própria unidade.


Deus é luz: por meio dela, Ele nos ilumina e podemos nos tornar luz.

4. E esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos. O que é isso? Eles mesmos viram, tocaram com as mãos a Palavra da vida: Ele era desde o princípio, e por um tempo tornou-se visível e tangível, o único Filho de Deus. Para que Ele veio, ou o que Ele nos anunciou de novo? O que Ele queria ensinar? Por que Ele fez o que fez, para que a Palavra se tornasse carne, para que Deus, que é digno de sofrer por causa dos homens, suportasse seus golpes das mãos que Ele mesmo formou? O que Ele queria ensinar? O que Ele queria mostrar? O que Ele queria anunciar? Ouçamos: pois sem o fruto do preceito, a notícia do evento, que Cristo nasceu e que Cristo sofreu, é um apelo da mente, não um alicerce. O que ouves de grandioso? Com que fruto ouves, veja. O que Ele queria ensinar? O que Ele queria anunciar? Ouça: "Porque Deus é luz", Ele diz, "e não há trevas nele." Ainda assim, Ele mencionou a luz, mas as palavras são obscuras: é bom para nós que a própria luz que Ele mencionou ilumine nossos corações, e vejamos o que Ele disse. Isto é o que nós anunciamos, que Deus é luz, e não há trevas nele. Pois quem ousaria dizer que há trevas em Deus? Ou o que é essa luz? Ou o que são trevas? Para que Ele não diga coisas que dizem respeito a estes nossos olhos. Deus é luz, alguém diz: e o sol é luz, e a lua é luz, e a lâmpada é luz. Deve haver algo muito maior, muito mais excelente, muito mais sublime do que tudo isso. A luz que Deus é deve estar muito acima de todas as criaturas, muito além de todas as coisas. E talvez nos aproximemos dela, se soubermos o que é essa luz e nos voltarmos para ela, para sermos iluminados por ela; porque somos trevas em nós mesmos, e podemos ser iluminados por ela e não sermos confundidos por ela, porque somos confundidos por nós mesmos. Quem é que se confunde consigo mesmo? Aquele que se conhece como pecador. Quem não é confundido por ela? Aquele que é iluminado por ela. O que é ser iluminado por ela? Aquele que já vê que está obscurecido pelos pecados e deseja ser iluminado por ela, se aproxima dela. Donde diz o salmo: "Aproximai-vos dele, e sereis iluminados; e o vosso rosto não se envergonhará". Mas tu não te envergonharás dela, se, quando Ele te mostrar como és feio, o teu feio te desagradar, para que percebas a beleza dele. Isto é o que Ele quer ensinar.


Pelas feridas de Cristo, as trevas devem ser afastadas de nós, para que a luz possa surgir em nós.

5. E talvez estejamos dizendo isso precipitadamente? Que Ele mesmo esclareça isso nos próximos versículos. Lembrem-se no início do nosso discurso que esta epístola exalta o amor: "Deus é luz", diz, "e nele não há trevas." E o que ele disse anteriormente? "Para que tenhais comunhão conosco, e a nossa comunhão seja com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo." Portanto, se Deus é luz, e não há trevas nele, e devemos ter comunhão com Ele, e as trevas precisam ser afastadas de nós para que a luz surja em nós; pois as trevas não podem ter comunhão com a luz: portanto, veja o que segue: "Se dissermos que temos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos." Você tem também o apóstolo Paulo dizendo: "E que comunhão tem a luz com as trevas?" Você diz que tem comunhão com Deus, mas anda nas trevas; e Deus é luz, e não há trevas nele: como, então, há comunhão com a luz e as trevas? Então, que o homem diga a si mesmo: "O que farei? De onde virei a luz? Eu vivo em pecados e iniquidades." Como se uma certa desesperança e tristeza se insinuassem. Não há salvação, exceto na comunhão com Deus. Deus é luz, e não há trevas nele. Mas os pecados são trevas, como diz o Apóstolo, que o diabo e seus anjos são governantes dessas trevas. Ele não teria dito governantes das trevas, a menos que fossem governantes dos pecados, senhores da iniqüidade. Então, o que fazemos, meus irmãos? Devemos ter comunhão com Deus; não há outra esperança de vida eterna. Deus é luz, e não há trevas nele; mas as iniqüidades são trevas; somos oprimidos por iniqüidades, de modo que não podemos ter comunhão com Deus. Qual é, então, a esperança? Não prometi dizer algo nestes dias que traria alegria? Se não o faço, esta tristeza permanece. Deus é luz, e não há trevas nele; os pecados são trevas: o que será de nós? Ouçamos, para que talvez Ele console, eleve e dê esperança, para que não desfaleçamos no caminho. Pois corremos, e corremos para a pátria; e se desesperamos de chegar lá, desfalecemos pela própria desesperança. No entanto, aquele que quer que cheguemos, para nos manter na pátria, nos alimenta no caminho. Ouçamos então: "Se dissermos que temos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade." Não digamos que temos comunhão com Ele se andarmos nas trevas. Mas, se andarmos na luz, assim como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros. Caminhemos na luz, assim como Ele está na luz, para que possamos ter comunhão com Ele. E o que fazemos com relação aos pecados? Ouça o que segue: "E o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." Deus concedeu uma grande segurança. Celebramos com razão a Páscoa, onde o sangue do Senhor foi derramado, pelo qual somos purificados de todo pecado. Sejamos seguros: o diabo mantinha uma obrigação contra nós, mas foi apagada pelo sangue de Cristo. "Sangue", diz Ele: "de seu Filho nos purificará de todo pecado." O que significa, de todo pecado? Preste atenção: eis que agora, em nome de Cristo, por seu sangue, o qual agora confessam esses que são chamados de crianças, todos os pecados deles foram purificados. Os antigos entraram, os novos saíram. O que significa que os antigos entraram, os novos saíram? Os velhos entraram, os novos saíram. Pois a velhice é velha, uma vida envelhecida: mas a infância é regeneração, uma vida nova. Mas o que fazemos? Os pecados passados foram perdoados, não apenas para eles, mas também para nós; e depois do perdão e abolição de todos os pecados, vivendo neste mundo entre tentações, alguns pecados podem ter sido contraídos. Então, faça o que o homem pode; ele mesmo confesse o que é, para que seja curado por aquele que sempre é o que é; pois Ele sempre era e é; nós não éramos e somos.


~

Santo Agostinho

Homílias sobre a Primeira Carta de João. Tratado I (1 ao 5).


https://www.augustinus.it/latino/commento_lsg/omelia_01_testo.htm