João 1

No Princípio.

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2O mesmo foi no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por Ele; e sem Ele nada do que foi feito se fez. 4N’Ele estava a vida; e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas; e as trevas não a apreenderam.


O testemunho de João.

6Havia um homem, enviado de Deus, cujo nome era João. 7Este veio como testemunha, para dar testemunho da Luz, para que todos creiam por meio d’Ele. 8Ele não era a Luz, mas veio para dar testemunho da Luz. 9Ali estava a verdadeira Luz, sim, a Luz que ilumina todo homem, vindo ao mundo.

10Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O conheceu. 11Ele veio para os Seus e os que eram Seus não O receberam. 12Mas a todos quantos O receberam, a eles deu o direito de se tornarem filhos de Deus, sim, aos que creem em Seu nome: 13os que nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.


A Palavra habitou entre nós.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (e vimos Sua glória, glória como do unigênito do Pai), cheio de graça e verdade.

15João dá testemunho d’Ele e clama, dizendo: “Este é Aquele de quem eu disse: ‘Aquele que vem após mim já foi feito antes de mim; porque Ele era antes de mim’”.

16E de Sua plenitude todos nós recebemos, graça sobre graça. 17Pois a lei foi dada por Moisés; graça e verdade vieram por Jesus Cristo. 18Nenhum homem jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, Ele O declarou.


A Missão de João Batista.

19E este é o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para lhe perguntarem: "Quem é você?".

20E ele confessou e não negou; e ele confessou: "Eu não sou o Cristo".

21E eles lhe perguntaram: "O que é então? Você é Elias?".

E ele disse: "Eu não sou".

Você é um profeta?

E ele respondeu: "Não".

22Disseram-lhe, pois: "Quem é? Para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que você diz de si mesmo?".

23Ele disse:

“Eu sou a voz do que clama no deserto,

‘endireite o caminho do Senhor’,

Como disse o profeta Isaías”.

24E eles foram enviados pelos fariseus. 25E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: “Por que então está batizando, se você não é o Cristo, nem Elias, nem um profeta?”.

26João respondeu-lhes, dizendo: “Eu batizo com água; no meio de vocês está um a quem não conhecem, 27sim, Aquele que vem depois de mim, cujo fecho de cujo sapato não sou digno de desatar”.

28Essas coisas foram feitas em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.


O Cordeiro de Deus.

29No dia seguinte, ele viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: 30“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é Aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um Homem que se tornou antes de mim, porque antes de mim veio’. 31E eu não O conhecia; mas para que Ele se manifestasse a Israel, por isso, vim batizando com água”.

32E João testificou, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu como uma pomba; e pousou sobre Ele. 33E eu não O conhecia; mas Aquele que me enviou a batizar com água, disse-me: ‘Sobre quem você ver o Espírito descer e permanecer sobre Ele, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. 34E eu vi e tenho dado testemunho de que Este é o Filho de Deus”.


Os primeiros discípulos.

35Novamente no dia seguinte, João estava de pé e dois de seus discípulos; 36e ele, olhando para Jesus, caminhava, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus!”.

37E os dois discípulos o ouviram falar e seguiram a Jesus. 38E Jesus, virando-se, viu que os seguiam e disse-lhes: “Que buscam?”. Disseram-lhe eles: “Rabi (isto é, quando traduzido, Mestre), onde mora?”.

39Ele disse-lhes: “Venham, e verão”. Eles foram, portanto, e viram onde ele morava; e ficaram com ele naquele dia: era quase a hora décima.

40Um dos dois que ouviram João falar, e o seguiram, era André, irmão de Simão Pedro. 41Ele encontrou primeiro seu próprio irmão Simão, e lhe disse: “Nós achamos o Messias (que é, traduzido, Cristo)”. 42Ele o trouxe até Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João; você se chamará Cefas (que quer dizer Pedro)".


Jesus chama Filipe e Natanael.

43No dia seguinte Ele pretendia sair para a Galileia e encontrar Filipe; e Jesus lhe disse: "Segue-Me". 44Ora, Filipe era de Betsaida, da cidade de André e Pedro. 45Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Nós O encontramos, sobre quem Moisés na lei e os profetas escreveram, Jesus de Nazaré, filho de José”.

46E Natanael lhe disse: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”.

Disse-lhe Filipe: “Vem e vê”.

47Jesus viu Natanael aproximar-se d'Ele e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!”.

48Natanael Lhe disse: “De onde me conheces?”.

Jesus respondeu, e lhe disse: “Antes que Filipe lhe chamasse, Eu lhe vi quando você estava debaixo da figueira”.

49Natanael Lhe respondeu: “Rabi, Tu és o Filho de Deus; Tu és o rei de Israel”.

50Jesus respondeu, e lhe disse: “Eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’, e por isso você crê? Você verá coisas maiores do que estas”. 51E Ele lhe disse: “Em verdade, em verdade lhe digo que verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

© 2023. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.

O primeiro capítulo do Evangelho de João é uma poderosa introdução à vida e ao ministério de Jesus Cristo. Começa com um prólogo poético que estabelece a natureza divina de Jesus e seu papel como a Palavra de Deus. O prólogo descreve Jesus como existindo desde o princípio, estando com Deus e sendo o próprio Deus.

O capítulo então apresenta João Batista, que serve como testemunha da identidade e missão de Jesus. João Batista proclama que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo e testifica a superioridade de Jesus sobre si mesmo.

Em seguida, Jesus chama seus primeiros discípulos, incluindo André, Pedro, Filipe e Natanael. Esses encontros demonstram o poder e a autoridade de Jesus, bem como sua capacidade de reconhecer e despertar o potencial dos outros.

Ao longo do capítulo, há um tema de luz e escuridão, com Jesus sendo descrito como a luz que brilha na escuridão. Essa metáfora enfatiza o contraste entre a verdade e a bondade que Jesus representa e as trevas do pecado e da ignorância no mundo.

Finalmente, o capítulo termina com a promessa de coisas ainda maiores por vir, quando Jesus diz a Natanael que verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

João 1 prepara o terreno para o restante do Evangelho, estabelecendo a natureza divina de Jesus, seu papel como salvador e seu poder e autoridade. Convida os leitores a considerar o significado da mensagem de Jesus e a segui-lo como seus discípulos o fizeram.

Comentário por versículo

Versículo 1: Afirma que Jesus é a Palavra de Deus, que sempre existiu e estava com Deus desde o princípio. Essa palavra pode ser entendida como a expressão do pensamento e vontade de Deus, e a pessoa de Jesus como a manifestação concreta dessa Palavra.

Versículo 2: Reforça essa ideia ao afirmar que Jesus estava com Deus desde o início e era, de fato, Deus. Isso significa que Jesus é uma pessoa divina, parte da Trindade, junto com Deus Pai e o Espírito Santo.

Versículo 3: João explica que todas as coisas foram feitas por meio de Jesus e que nada do que foi criado foi criado sem ele. Isso significa que Jesus é o criador e sustentador do universo, uma ideia que é reforçada em outros livros da Bíblia.

Versículo 4: Descreve Jesus como a luz que brilha nas trevas e que não pode ser apagada. Essa luz pode ser entendida como a verdade e a sabedoria que Jesus trouxe ao mundo e que continua a iluminar os corações e mentes das pessoas até hoje.

Versículo 5: Afirma que a luz de Jesus brilha nas trevas, mas as trevas não a compreenderam. Isso significa que muitas pessoas não entenderam ou rejeitaram a mensagem de Jesus, mas para aqueles que a aceitaram, ela trouxe a vida eterna.

Versículo 6: Este versículo apresenta João Batista, que foi enviado por Deus para preparar o caminho para Jesus.

Versículo 7: Este versículo explica que o papel de João Batista era dar testemunho da luz (referindo-se a Jesus) para que as pessoas pudessem acreditar nele.

Versículo 8: "Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz." Este versículo esclarece que João Batista não era a luz, mas apenas uma testemunha dela.

Versículo 9: Este versículo anuncia a vinda de Jesus como a verdadeira luz, que ilumina a todos.

Versículo 10: Este versículo revela que Jesus estava presente no mundo, e o mundo foi criado por meio dele, mas o mundo não o reconheceu.

Versículo 11: Este versículo mostra que Jesus veio para seu próprio povo (os judeus), mas eles o rejeitaram.

Versículo 12: Este versículo apresenta um contraste com o anterior, explicando que aqueles que receberam Jesus e creram nele receberam o direito de se tornarem filhos de Deus.

Versículo 13: Este versículo enfatiza que tornar-se filho de Deus não se deve ao esforço biológico ou humano, mas é resultado de nascer de Deus.

Versículo 14: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do Filho unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." Este versículo revela que o Verbo (referindo-se a Jesus) tornou-se humano e habitou entre nós, e os discípulos viram a sua glória, que era como a do Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade.

Versículo 15: João Batista testifica sobre Jesus, afirmando que Jesus era antes dele porque existia antes dele. Esta afirmação pode parecer paradoxal, visto que João nasceu seis meses antes de Jesus, mas destaca a natureza eterna de Jesus como a Palavra de Deus.

Versículo 16: Este versículo fala da abundância da graça que vem de Jesus, bem como da ideia de que os crentes recebem essa graça de maneira contínua e constante. A frase "graça sobre graça" também pode ser traduzida como "graça por graça" ou "graça substituindo graça", indicando a natureza inesgotável da graça de Deus por meio de Jesus Cristo. Este versículo também enfatiza que todos os crentes receberam esta graça, não apenas alguns poucos escolhidos.

Versículo 17: Este versículo contrasta a lei dada por meio de Moisés com a graça e a verdade que vieram por meio de Jesus Cristo, destacando o poder transformador dos ensinamentos de Cristo.

Versículo 18: Este versículo enfatiza que, embora ninguém tenha visto a Deus Pai, Jesus Cristo, que está com o Pai, revelou-o a nós.

Versículo 19: Este versículo estabelece o cenário para o testemunho de João Batista sobre Jesus quando ele é questionado por judeus líderes religiosos para se identificar.

Versículo 20: Este versículo mostra que João Batista foi honesto e direto sobre sua identidade e que ele não era o Cristo.

Versículo 21: Aqui, "eles" se refere aos sacerdotes e levitas que foram enviados pelos fariseus para questionar João Batista sobre sua identidade e mensagem. A pergunta sobre se João é Elias refere-se à profecia em Malaquias 4:5-6 de que Elias voltaria antes da vinda do Messias. João nega ser Elias, provavelmente porque os líderes judeus esperavam que Elias voltasse literalmente dos mortos, e João sabia que ele não era literalmente Elias. No entanto, Jesus mais tarde identifica João como o Elias que viria em Mateus 11:14.

Versículo 22: Os líderes judeus ainda estão tentando determinar a identidade e a mensagem de John.

Versículo 23: João Batista se identifica como o cumprimento da profecia de Isaías em Isaías 40:3-5, que descreve uma voz que clama no deserto para preparar o caminho para o Senhor.

Versículo 24: Este versículo esclarece que os sacerdotes e levitas que estavam questionando João Batista foram enviados pelos fariseus.

Versículo 25: Os líderes judeus estão questionando a autoridade de João para batizar, já que ele não se encaixa nas expectativas deles sobre o Messias, Elias ou o Profeta.

Versículo 26: João reconhece que batiza com água, mas enfatiza que há alguém entre os líderes judeus que eles não reconhecem como o Messias.

Versículo 27: João humildemente reconhece que não é digno nem mesmo de desamarrar as sandálias daquele que virá depois dele, indicando a superioridade e a grandeza de Jesus.

Versículo 28: Este versículo fornece a localização dos eventos descritos nesta passagem: Betânia do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

Versículo 29: João Batista vê Jesus se aproximando e o identifica como o "Cordeiro de Deus", uma referência à morte sacrificial de Jesus na cruz para expiar os pecados da humanidade.

Versículo 30: João Batista reitera que aquele que vem depois dele é maior do que ele porque existia antes de João, indicando a natureza divina de Jesus.

Versículo 31: Conforme mencionado na seção anterior, João Batista admite que não conhecia Jesus antes de vê-lo, mas que seu batismo serviu para revelar Jesus ao povo de Israel.

Versículo 32: João Batista testifica que viu o Espírito Santo descer do céu na forma de uma pomba e repousar sobre Jesus, indicando que Jesus é o Filho de Deus.

Versículo 33: João Batista reitera que não conhecia Jesus antes de vê-Lo, mas que Deus lhe havia revelado que aquele sobre quem o Espírito Santo desce e permanece é aquele que batiza com o Espírito Santo, referindo-se ao papel de Jesus como o doador do Espírito Santo a seus seguidores.

Versículo 34: João Batista afirma que viu o Espírito Santo descer sobre Jesus e que deu testemunho de que Jesus é o Filho de Deus.

Versículo 35: Este versículo introduz a ideia de que João Batista tinha seus próprios discípulos.

Versículo 36: João Batista aponta Jesus para seus discípulos, referindo-se a ele novamente como o "Cordeiro de Deus".

Versículo 37: Os discípulos de João Batista imediatamente começam a seguir Jesus.

Versículo 38: Jesus se envolve com os discípulos de João Batista perguntando o que eles estão procurando e eles respondem chamando-o de "Rabi" e perguntando onde ele está morando, indicando seu desejo de aprender com ele.

Versículo 39: Jesus convida os discípulos de João Batista a virem ver onde ele está hospedado e passam o dia com ele, manifestando seu crescente interesse e compromisso com Jesus.

Versículo 40: Este versículo identifica um dos dois discípulos que seguiram Jesus como André, que mais tarde se tornaria um dos doze apóstolos de Jesus, e irmão de Simão Pedro, outro apóstolo.

Versículo 41: André, um dos discípulos de João Batista, encontra seu irmão Simão (que mais tarde se chamaria Pedro) e diz a ele que eles encontraram o Messias, que é a palavra hebraica para o ungido ou aquele que deve libertar o povo de Deus .

Versículo 42: André traz Simão até Jesus, e Jesus imediatamente o renomeia como Pedro, que significa "rocha" em grego. Essa renomeação de Simão para Pedro prenuncia seu papel de liderança na igreja cristã primitiva.

Versículo 43: Jesus continua a reunir os seus discípulos, encontra Filipe e convida-o a segui-lo.

Versículo 44: João observa que Filipe era da mesma cidade que André e Pedro, enfatizando ainda mais o aspecto comunitário do chamado dos discípulos para seguir Jesus.

Versículo 45: Filipe diz a Natanael que eles encontraram aquele sobre quem Moisés e os profetas escreveram, Jesus de Nazaré, filho de José. Isso mostra como os discípulos estavam convencidos de que Jesus era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento sobre o Messias.

Versículo 46: Natanael inicialmente duvida que algo de bom possa vir de Nazaré, mas Philip o encoraja a vir e ver por si mesmo.

Versículo 47: Jesus, que tem conhecimento sobrenatural, vê Natanael chegando e imediatamente afirma seu caráter de israelita honesto e sincero.

Versículo 48: Jesus revela a Natanael que o viu debaixo da figueira antes de Filipe o chamar, demonstrando seu conhecimento e poder divinos.

Versículo 49: O encontro de Natanael com Jesus o leva a acreditar que Jesus é o Filho de Deus e o prometido Rei de Israel.

Versículo 50: Jesus responde à confissão de fé de Natanael dizendo-lhe que ele verá coisas ainda maiores do que as que já testemunhou, indicando a profundidade e a amplitude do ministério e dos ensinamentos de Jesus.

Versículo 51: Esse versículo costuma ser interpretado como uma referência à escada de Jacó, descrita no livro de Gênesis. Nessa história, Jacó teve um sonho no qual viu uma escada que se estendia da terra ao céu, com anjos subindo e descendo por ela. Jacó então percebeu que Deus estava presente naquele lugar e o chamou de "Betel", que significa "casa de Deus".

Comentário Ryle

João 1. 1-5

O Evangelho de São João, que começa com esses versículos, é em muitos aspectos muito diferente dos outros três Evangelhos. Ele contém muitas coisas que eles omitem. Ele omite muitas coisas que eles contêm. Uma boa razão pode ser facilmente mostrada para essa diferença. Mas basta lembrar que Mateus, Marcos, Lucas e João escreveram sob a inspiração direta de Deus. No plano geral de seus respectivos Evangelhos e nos detalhes particulares — em tudo o que registram e em tudo o que não registram — todos os quatro foram igualmente e inteiramente guiados pelo Espírito Santo.

Sobre os assuntos que São João foi especialmente inspirado a relatar em seu Evangelho, uma observação geral será suficiente. As coisas que são peculiares ao seu Evangelho estão entre os bens mais preciosos da Igreja de Cristo. Nenhum dos quatro escritores do Evangelho nos deu declarações tão completas sobre a divindade de Cristo - sobre a justificação pela fé - sobre os ofícios de Cristo - sobre a obra do Espírito Santo - e sobre os privilégios dos crentes. como lemos nas páginas de São João. Em nenhum desses grandes assuntos, sem dúvida, Mateus, Marcos e Lucas ficaram em silêncio. Mas no Evangelho de São João, eles se destacam na superfície, para que quem corre possa ler.

Os cinco versículos agora diante de nós contêm uma declaração de sublimidade incomparável a respeito da natureza divina de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é, sem dúvida, a quem São João se refere, quando fala da “Palavra”. Sem dúvida, há alturas e profundidades nessa declaração que estão muito além da compreensão do homem. E, no entanto, há lições claras nele, que todo cristão faria bem em entesourar em sua mente.

Aprendemos, em primeiro lugar, que nosso Senhor Jesus Cristo é eterno. São João nos diz que “no princípio era o Verbo”. Ele não começou a existir quando os céus e a terra foram feitos. Muito menos Ele começou a existir quando o Evangelho foi trazido ao mundo. Ele tinha glória com o Pai “antes que o mundo existisse” (João 17. 5). Ele existia quando a matéria foi criada pela primeira vez e antes que o tempo começasse. Ele era “antes de todas as coisas” (Colossenses 1. 17). Ele era desde toda a eternidade.

Aprendemos, em segundo lugar, que nosso Senhor Jesus Cristo é uma Pessoa distinta de Deus Pai, mas um com Ele. São João nos diz que “o Verbo estava com Deus”. O Pai e o Verbo, embora sejam duas pessoas, estão unidos por uma união inefável. Onde Deus, o Pai, estava desde toda a eternidade, também havia a Palavra, mesmo Deus, o Filho - Sua glória igual, Sua majestade co-eterna e, no entanto, Sua divindade. Este é um grande mistério! Feliz é aquele que pode recebê-lo como uma criança, sem tentar explicá-lo.

Aprendemos, em terceiro lugar, que o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus. São João nos diz que “o Verbo era Deus”. Ele não é meramente um anjo criado, ou um ser inferior a Deus Pai, e investido por Ele com poder para redimir os pecadores. Ele é nada menos que o Deus perfeito - igual ao Pai no tocante à Sua Divindade - Deus da substância do Pai, gerado antes dos mundos.

Aprendemos, em quarto lugar, que o Senhor Jesus Cristo é o Criador de todas as coisas. São João nos diz que “por Ele foram feitas todas as coisas, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. Longe de ser uma criatura de Deus, como alguns hereges afirmam falsamente, Ele é o Ser que fez os mundos e tudo o que eles contêm. “Ele ordenou e eles foram criados” (Salmo 40. 8).

Aprendemos, por fim, que o Senhor Jesus Cristo é a fonte de toda vida e luz espiritual. São João nos diz que “nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. Ele é a fonte eterna, da qual somente os filhos dos homens derivaram a vida. Qualquer vida espiritual e luz que Adão e Eva possuíam antes da queda, era de Cristo. Qualquer libertação do pecado e da morte espiritual que qualquer filho de Adão tenha desfrutado desde a queda, qualquer luz de consciência ou entendimento que alguém tenha obtido, tudo fluiu de Cristo. A grande maioria da humanidade em todas as épocas recusou-se a conhecê-lo, esqueceu-se da queda e de sua própria necessidade de um Salvador. A luz tem brilhado constantemente “nas trevas”. A maioria “não compreendeu a luz”. Mas se alguns homens e mulheres dentre os incontáveis milhões da humanidade já tiveram vida e luz espirituais, eles devem tudo a Cristo.

Este é um breve resumo das principais lições que esses versículos maravilhosos parecem conter. Há muito neles, sem controvérsia, que está acima de nossa razão; mas não há nada contrário a isso. Há muito que não podemos explicar e devemos nos contentar humildemente em acreditar. No entanto, nunca esqueçamos que existem consequências práticas claras fluindo da passagem, que nunca podemos entender com muita firmeza ou conhecer muito bem.

Saberíamos, por um lado, a excessiva pecaminosidade do pecado? Leiamos frequentemente estes primeiros cinco versículos do Evangelho de São João. Observemos que tipo de Ser o Redentor da humanidade deve ser, a fim de fornecer redenção eterna para os pecadores. Se ninguém menos que o Deus Eterno, o Criador e Preservador de todas as coisas, pode tirar o pecado do mundo, o pecado deve ser uma coisa muito mais abominável aos olhos de Deus do que a maioria dos homens supõe. A medida certa da pecaminosidade do pecado é a dignidade daquele que veio ao mundo para salvar os pecadores. Se Cristo é tão grande, então o pecado deve ser realmente pecaminoso!

Será que saberíamos, por outro lado, a força do fundamento de esperança de um verdadeiro cristão? Vamos ler frequentemente estes primeiros cinco versículos do Evangelho de São João. Observemos que o Salvador em quem o crente deve confiar é nada menos que o Deus Eterno, Aquele que pode salvar perfeitamente todos os que vêm ao Pai por Ele. Aquele que estava “com Deus”, e “era Deus”, é também “Emanuel, Deus conosco”. Agradeçamos a Deus porque nossa ajuda está em Alguém que é poderoso (Salmo 89. 19). Em nós mesmos somos grandes pecadores. Mas em Jesus Cristo temos um grande Salvador. Ele é uma forte pedra fundamental, capaz de suportar o peso do pecado do mundo. Aquele que nele crê não será confundido (1 Pedro 2. 6).

Comentário R. C. H. Lenski