Comentário das cartas de João

09.dezembro.2023

Comentário das cartas de João

1 João, capítulo 1

Esta carta é totalmente digna do espírito daquele discípulo que, entre todos, foi amado por Cristo a ponto de torná-lo íntimo para nós. Além disso, ela contém uma doutrina misturada com exortações. Pois ela discute a eterna divindade de Cristo, ao mesmo tempo em que destaca a incomparável graça que Ele trouxe ao mundo consigo; fala sobre todos os benefícios em geral, especialmente recomendando e exaltando a inestimável graça da adoção divina. A partir disso, ela tira o assunto para exortação, agora, de maneira geral, admoesta a viver piedosa e santamente; e em outros momentos, ordena expressamente sobre o amor. No entanto, ela não faz nada disso de maneira contínua. Pois, ao ensinar e exortar de maneira dispersa, é variada, especialmente insistindo na urgência do amor fraternal. Também toca brevemente em outros assuntos, como evitar impostores, entre outros. No entanto, cada ponto pode ser observado em seu devido lugar.

"O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram a respeito da Palavra da vida."

No início, ele propõe que a vida nos foi revelada em Cristo: um bem incomparável que, de tão extraordinário, deveria arrebatar e inflamar todos os nossos sentidos com um desejo e amor notáveis por si só. Em poucas e simples palavras, foi dito que a vida foi manifestada; no entanto, ao considerarmos quão miserável e horrível é a condição da morte, e, por outro lado, o valor do reino de Deus e de Sua glória imortal, perceberemos algo aqui mais magnífico do que pode ser expresso por qualquer palavra.

Portanto, este é o conselho do apóstolo: diante do imenso bem proposto, na verdade, a suprema e única bem-aventurança que Deus nos concedeu em Seu Filho, devemos elevar nossas mentes para o alto. No entanto, porque a grandeza da questão exigia que a verdade fosse certa e comprovada, ele insiste muito nesse ponto. Pois tudo isso, o que vimos, o que ouvimos, o que contemplamos, etc., tem valor para fortalecer a fé no Evangelho. E ele não emprega o zelo da asserção em vão. Visto que nossa salvação depende do Evangelho, a certeza dessa verdade é mais do que necessária; e, considerando o quão relutantes somos em acreditar, cada um de nós reconhece isso pela própria experiência. Quando digo "acreditar", não me refiro a uma crença leve ou a uma mera aprovação do que é dito. Refiro-me a abraçar com uma convicção firme e indubitável, de modo que nos atrevamos a assinar como verdade confirmada. É por essa razão que o apóstolo reúne tantos argumentos aqui para a confirmação do Evangelho.

1. O que era desde o princípio. Visto que a oração é abrupta e confusa, para tornar o sentido mais claro, é necessário separar as palavras assim: Nós lhes anunciamos a Palavra da vida, que era desde o início, e que nos foi verdadeiramente testemunhada de todas as maneiras, para que a vida pudesse ser manifestada nele. Ou, se preferir de outra forma: Tudo o que vos anunciamos sobre a Palavra da vida, desde o início existia e nos foi claramente revelado: pois a vida foi manifestada nele. Além disso, esta expressão 'quod erat ab initio' indiscutivelmente se refere à divindade de Cristo. Pois Deus não foi manifestado em carne desde o início, mas Aquele que sempre foi a vida e a Palavra eterna de Deus apareceu na plenitude dos tempos como homem. Novamente, o que segue sobre o ato de ver e tocar com as mãos se relaciona mais com a natureza humana. No entanto, porque as duas naturezas constituem uma única pessoa, e Cristo, que saiu do Pai para se revestir de nossa carne, o apóstolo corretamente prega que Ele sempre foi invisível e que, posteriormente, foi visto. Com isso, é refutada a deturpação insensata de Serveto, que afirmava que há uma única natureza e essência divina com a carne, e, portanto, a Palavra foi transformada em carne porque essa Palavra vivificante foi vista na carne. Portanto, devemos lembrar que a doutrina do evangelho afirma que Aquele que verdadeiramente provou ser o Filho de Deus na carne, e foi reconhecido como tal, sempre foi a Palavra invisível de Deus. Pois esta expressão não designa o início do mundo, mas vai mais alto."

O que ouvimos, o que vimos. Isso não foi um simples boato, que geralmente é considerado pouco confiável. João entende que, sobre o que ele ensina, ele próprio foi bem instruído pelo Mestre antes de apresentar qualquer coisa de forma imprudente. Certamente, ninguém na igreja será um mestre competente se não tiver sido previamente discípulo do Filho de Deus e devidamente instruído em Sua escola, visto que somente Sua autoridade deve prevalecer. Quando ele diz que viu com os olhos, não é um pleonasmo, mas uma expressão maior para enfatizar. Na verdade, não satisfeito com uma mera visão, ele acrescenta que contemplamos e nossas mãos tocaram. Com essas palavras, ele testifica que não ensinou nada que não tivesse examinado minuciosamente. No entanto, a aprovação dos sentidos parece ter pouco valor para a questão em questão. Pois a virtude de Cristo não poderia ser compreendida nem pelos olhos nem pelas mãos. Respondo que aqui é dito o mesmo que no primeiro capítulo do Evangelho de João: "Vimos a sua glória, a glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". Pois o Filho de Deus não foi reconhecido pela figura externa de seu corpo, mas porque ele deu evidências brilhantes de seu poder divino, de modo que nele, como em uma imagem viva e expressa, resplandeceu a majestade do Pai. Visto que as palavras estão no plural e a coisa se aplica igualmente a todos os apóstolos, eu as interpreto livremente, especialmente porque se trata da autoridade do testemunho. Contudo, a insolência de Serveto é tão frívola quanto vergonhosa, pois ele pressiona essas palavras para provar que a palavra de Deus foi visível e tangível. Impiedosamente, ele destrói ou confunde a dupla natureza de Cristo. Portanto, ele inventa uma ficção que deifica a humanidade de Cristo de tal forma que remove totalmente a verdade da natureza humana, negando, ao mesmo tempo, qualquer outra razão para Cristo ser o Filho de Deus, exceto porque foi concebido pela virtude do Espírito Santo de sua mãe, retirando assim a subsistência própria na divindade. Daí segue que ele não é Deus nem homem, embora pareça estar misturando confusamente ambas as massas. Mas como a mente do apóstolo é indubitável para nós, deixemos de lado esse cão.

A respeito da Palavra da vida. O genitivo aqui é usado no lugar de um epíteto, referindo-se ao vivificante, porque, como o primeiro capítulo do evangelho nos ensina, "Nele estava a vida". Embora este título possa se aplicar ao Filho de Deus por dois motivos: Ele derramou vida em todas as criaturas e agora restaura a vida em nós, que foi extinta e perdida pelo pecado de Adão. Além disso, o próprio nome "sermão" pode ser interpretado de duas maneiras: referindo-se a Cristo ou à doutrina do evangelho, pois é por meio desta que a salvação nos é trazida. No entanto, como a substância dele é Cristo, e não contém nada além de ter sido finalmente revelado aos humanos, embora Ele sempre tenha estado com o Pai, a primeira explicação parece mais simples e mais genuína. Além disso, a designação "sermão" para a sabedoria que reside em Deus é mais claramente confirmada pelo evangelho.

"Et vita manifestata est" é uma expressão onde a partícula "et" serve como uma espécie de explicação. Poderia ser entendido como se dissesse: Nós testemunhamos sobre a Palavra vivificante, como a vida foi manifestada. Embora ainda haja dois sentidos possíveis: ou que Cristo, que é a vida e a fonte da vida, tenha sido apresentado, ou que a vida nos foi claramente oferecida em Cristo. Este último significado necessariamente segue o primeiro. No entanto, em relação ao significado das palavras, esses dois diferem entre si como causa e efeito. Quando ele acrescenta mais tarde "annuntiamus vitam aeternam", não duvido que ele está falando sobre o efeito: ou seja, que ele anuncia que a vida eterna, obtida pelo benefício de Cristo, nos é concedida. Portanto, concluímos que Cristo não pode ser pregado para nós sem que o reino celestial seja aberto para nós, para que, levantados dos mortos, vivamos a vida de Deus.

"Quae erat apud patrem" pode ser entendido como "que estava com o Pai". Isso é verdade não apenas desde a criação do mundo, mas também desde a última eternidade. Deus sempre foi a fonte da vida. No entanto, o poder e a capacidade de dar vida pertenciam à Sua eterna sabedoria, embora Ele não a manifestasse na prática antes da criação do mundo. A partir do momento em que Deus começou a proferir a Palavra, esse poder, que antes estava escondido, se derramou sobre as criaturas. Isso já foi uma certa manifestação, mas o apóstolo se refere a outro aspecto, a saber, que a vida só foi manifestada em Cristo quando Ele, revestido de nossa carne, cumpriu as partes da redenção. Embora os pais do Antigo Testamento, mesmo sob a lei, fossem participantes e companheiros da mesma vida, sabemos que estavam, no entanto, envolvidos na esperança que estava por ser revelada. Era necessário para eles buscar a vida através da morte e ressurreição de Cristo, mas essa realidade não apenas estava longe de seus olhos, mas também escondida de suas mentes. Portanto, eles dependiam da esperança da revelação, que só aconteceu em seu devido tempo.

Eles não podiam obter a vida a menos que fosse de alguma forma manifestada a eles. No entanto, há uma grande diferença entre nós e eles, porque enquanto eles buscavam obscuramente a promessa em figuras, nós a temos agora como algo tangível. No entanto, o conselho do apóstolo é eliminar a noção de novidade que poderia diminuir a dignidade do evangelho. Por essa razão, ele diz que a vida não começou apenas agora, embora tenha recentemente aparecido, porque ela esteve eternamente com o Pai.



3. O que vimos e ouvimos, estamos anunciando a vocês, para que também possam ter comunhão conosco. E nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4. Escrevemos estas coisas para que a alegria de vocês seja completa. 5. E esta é a mensagem que anunciamos a vocês: Deus é luz, e nele não há trevas. 6. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7. Mas, se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.



~

João Calvino.

Corpus Reformatorum 83.