Prefácio Loci de 1543

23.agosto.2023

Prefácio Loci de 1543

Os seres humanos foram criados por Deus para entenderem números e ordens, e, quando confrontados com a diversidade, esses números e ordens os ajudam.


Portanto, ao ensinar as artes, é crucial mostrar uma ordem nas partes e indicar o início, o progresso e o objetivo. Essa forma de explicação é chamada de método na filosofia. No entanto, o método nas artes demonstrativas é diferente do método estabelecido na doutrina da igreja. O método demonstrativo começa com coisas que são percebidas pelos sentidos e com princípios conhecidos como axiomas. Na doutrina da igreja, estamos apenas preocupados com a ordem, não com esse método demonstrativo. A doutrina da igreja não é derivada de demonstrações, mas das palavras que Deus deu como testemunho claro e incontestável para a humanidade, através das quais Sua vontade benevolente foi revelada.


E, assim como na filosofia, procuramos o que é certo e distinguimos o certo do incerto, e as causas da certeza são a experiência universal, princípios e demonstrações. Da mesma forma, na doutrina da igreja, a causa da certeza é a revelação de Deus, e devemos considerar quais sentenças Deus transmitiu. Para qualquer pessoa sã, a sentença "dois mais dois são quatro" é certa, pois é um conhecimento natural, assim como os princípios. Da mesma forma, temos certeza de artigos de fé como as ameaças e promessas divinas, como o perdão dos pecados para aqueles que se arrependem por causa do Filho de Deus, a resposta à oração, e a herança da vida eterna. No entanto, as causas da certeza são diferentes. Uma sentença sobre números é vista pelo julgamento da mente, mas os artigos da fé são certos devido à revelação confirmada por testemunhos claros e evidências divinas, como a ressurreição dos mortos e muitos outros milagres. No entanto, como essas coisas estão além do alcance da mente humana e sua aprovação é mais fraca, devido a esses testemunhos e milagres, somos ajudados pelo Espírito Santo a concordar com eles.


Mas, embora a filosofia ensine que devemos duvidar das coisas que não são percebidas pelos sentidos, que não são princípios, e que não são confirmadas por demonstrações, devemos saber que a doutrina da igreja, transmitida por Deus, é certa e imutável, mesmo que não seja percebida pelos sentidos, não seja inata a nós como princípios e não seja encontrada em demonstrações, pois a causa da certeza é a revelação de Deus, que é a verdade. Portanto, não devemos permitir que dúvidas filosóficas entrem nesta doutrina, mas devemos manter uma fé firme, uma adesão completa à doutrina do Evangelho. Não é como na Academia de Arcesilau, onde muitas mentes petulantes e homens orgulhosos sempre julgaram e continuarão julgando ambiguidades de opiniões e debates ambíguos. As blasfêmias deles são punidas por Deus com castigos temporais e eternos.


Agora, devemos dizer algo sobre a ordem das partes da doutrina sagrada. Os próprios livros proféticos e apostólicos são escritos em uma ordem excelente e apresentam os artigos da fé em uma ordem muito apropriada. Eles contêm uma série histórica nos livros proféticos e apostólicos, começando com a criação do mundo e a condição da igreja e, em seguida, uma série de todos os tempos desde a condição inicial até o reinado de Ciro. Muitas restaurações da igreja são descritas nesta série, e a doutrina da lei é misturada com histórias e a promessa do evangelho. Em seguida, os apóstolos são testemunhas de Cristo apresentado, nascido, crucificado, ressuscitado. Estas são históricas. E os artigos da fé sobre Cristo, a explicação da lei e o evangelho estão contidos nos sermões de Cristo. Adicione a isso as discussões de Paulo, que, como um habilidoso artífice, estabeleceu a discussão em sua carta aos Romanos sobre a diferença entre a lei e o evangelho, sobre o pecado, a graça ou reconciliação, que nos restaura à vida eterna.


Embora, para alguém atento a esta ordem, não seja necessário ter comentários ou nossos pequenos livros, ou mesmo milhares de Escrituras, pois Deus deseja que a interpretação dos sentimentos humanos ressoe na igreja. Não é em vão que o esforço de ensinar é empreendido. Não inventamos novas coisas ou assuntos, como Hesíodo fez com as narrativas sobre os filhos de Sem, Jafé, e outros. Os hereges inventam novas coisas, não transmitidas pelos apóstolos, mas intérpretes piedosos repetem as sentenças que receberam de Deus na narrativa profética e apostólica, com fé verdadeira. E como os não instruídos não compreendem todos os tipos de linguagem, não veem imediatamente a ordem das coisas, eles devem ser lembrados pela voz dos intérpretes sobre o tipo de discurso e a ordem das coisas. E como muitas corrupções foram inventadas e ainda são inventadas, os pastores e professores piedosos são testemunhas da verdade com autoridade aceita e refutadores de falsas interpretações. Por causa disso, Deus mantém e, às vezes, restaura o ministério do Evangelho e os estudos nas igrejas e nas escolas, para que sejamos guardiões dos testemunhos proféticos e apostólicos da verdadeira interpretação e refutemos todas as opiniões que vão contra a doutrina transmitida pelos profetas, Cristo e os apóstolos, para que a luz do Evangelho não seja extinta e a igreja, agitada e dispersa pelos ventos, não seja privada da verdade e envolvida em vários erros, como muitas vezes aconteceu.


Portanto, os piedosos que desejam ler os livros proféticos e apostólicos com piedade e buscam a verdade pura da igreja não terão dificuldade em julgar com quais interpretações humanas podem ser ajudados depois de ler os símbolos apostólicos e nicenos e retendo a luz do Evangelho. Eles não cairão em fúrias como aquelas que seguem a extinção da luz do Evangelho. Mas aqueles que, com um zelo piedoso, leem os símbolos apostólicos e buscam a verdade pura da igreja, facilmente julgarão como as interpretações corretas e justas podem ajudá-los depois de ler as Escrituras proféticas e apostólicas e reter os testemunhos das puras doutrinas da igreja. Deus, através do Espírito Santo, guiará aqueles que desejam nesta busca e julgamento, para que não sejam enganados pelas artimanhas do diabo, mas sim para que sejam levados a conhecer, abraçar e manter as verdadeiras doutrinas. Como Paulo diz: "Deus é aquele que, ao realizar o seu desejo, nos faz também capazes de entender" (2 Coríntios 1:22). Quando a vontade é acendida para buscar a verdade com piedade, Ele também a ajudará e a guiará, para que o trabalho seja feliz tanto para nós quanto para os outros.







~



Philipp Melanchthon


In Psalmos Aliquot Davidicos, Enarrationes Philippi Melanchthonis piae ac doctae. Quibus additi sunt Psalmi carminibus redditi ab eodem autore et aliis quibusdam bonis ac doctis uiris quorum Catalogus infra subiectus est.