Judas 1

Saudação ao Chamado

1Judas, o servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, para os que são santificados por Deus Pai e preservados em Jesus Cristo, e chamados:

2Misericórdia para com vocês, e paz e amor sejam multiplicados.

 

Lutem pela fé

3Amados, quando eu me esforcei para escrever a vocês sobre a salvação comum, era necessário que eu lhes escrevesse e exorto a que sinceramente lutem pela fé que uma vez foi entregue aos santos. 4Porque há homens infiltrados, que muito antes eram ordenados para esta condenação, homens ímpios, transformando a graça de nosso Deus em lascívia e negando o único Senhor Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Sobre os antigos e novos apóstatas

5Portanto, lembrarei a vocês, embora soubessem disso uma vez, que o Senhor, depois de salvar o povo da terra do Egito, destruiu depois os que não creram. 6E os anjos que não mantiveram seu primeiro estado, mas deixaram sua própria habitação, ele reservou em cadeias eternas, sob as trevas, para o julgamento do grande dia; 7assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades ao seu redor da mesma maneira, entregando-se à fornicação e perseguindo carne estranha, são apresentadas por exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno.

8Da mesma forma, esses sonhadores sujos contaminam a carne, desprezam o domínio e falam mal das dignidades. 9No entanto, Miguel, o arcanjo, ao disputar com o diabo sobre o corpo de Moisés, não trouxe contra ele uma acusação de maldição, mas disse: O Senhor te repreende. 10Mas estes falam mal das coisas que não sabem; mas o que sabem naturalmente, como animais brutos, nessas coisas se corrompem. 11Ai deles! Pois eles seguiram o caminho de Caim e correram avidamente pelo erro de Balaão em busca de recompensa, e pereceram na indiferença de Corá.

12São manchas em suas festas de caridade, quando se deleitam com vocês, alimentando-se sem medo: nuvens sem água, carregadas de ventos; árvores cujos frutos murcham, sem frutos, duas vezes mortos, arrancados pelas raízes; 13ondas furiosas do mar, espumando sua própria vergonha; estrelas errantes, a quem está reservada a escuridão das trevas para sempre.

14E Enoque também, o sétimo desde Adão, profetizou sobre eles, dizendo: Eis que o Senhor vem com dez milhares de seus santos, 15para executar julgamento sobre todos, e convencer todos os ímpios de todas as suas obras de impiedade, que cometeram terrivelmente, e de todos os seus discursos duros que pecadores ímpios falaram contra Ele.

16São murmuradores, queixosos, caminhando segundo suas próprias concupiscências; e sua boca fala grandes palavras inchadas, tendo admiração dos homens por causa de vantagens. 17Mas, amados, lembrem-se das palavras que foram ditas anteriormente pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18como eles lhe disseram que deveria haver zombadores dos últimos tempos, que deveriam seguir suas próprias concupiscências ímpias. 19Estes são os que se separam, mundanos, sem o Espírito.

 

Mantenha sua vida com Deus

20Mas amados, edifiquem-se na sua santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21mantenham-se no amor de Deus, procurando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

22E de alguns tenham compaixão, fazendo a diferença; 23e outros salvem com temor, puxando-os para fora do fogo; odiando até as vestes manchadas pela carne.

24Agora, para aquele que é capaz de impedir que você caia e apresentá-lo sem falhas 

Diante da presença de sua glória com grande alegria,

25Ao único Deus sábio, 

Nosso Salvador, 

Seja glória e majestade, 

Domínio e poder, 

Agora e para sempre. 

Amém.

A Carta de Judas é um livro curto no Novo Testamento da Bíblia, consistindo em apenas um capítulo. É uma carta escrita por um autor chamado Judas, que se identifica como servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago.

A carta começa com uma saudação aos leitores, seguida de um chamado para batalhar pela fé que de uma vez por todas foi confiada ao povo santo de Deus. Judas adverte que há falsos mestres entre eles que se infiltraram secretamente, negando Jesus Cristo e desviando os outros. Ele então dá exemplos de como Deus puniu aqueles que se rebelaram contra ele no passado.

Judas então passa a descrever os falsos mestres com mais detalhes, chamando-os de "manchas" e "nuvens sem chuva" que seguem seus próprios desejos e falam com arrogância. Ele os compara aos anjos rebeldes, Sodoma e Gomorra, e Caim, Balaão e Coré. Judas adverte que esses falsos mestres serão punidos exatamente como os exemplos que ele mencionou antes.

Nos versículos 17-23, Judas encoraja os leitores a se lembrarem das advertências dos apóstolos e a se edificarem na fé, orando no Espírito Santo. Ele os exorta a mostrar misericórdia para com aqueles que duvidam e salvar os outros, arrebatando-os do fogo. Judas os lembra de odiar até mesmo as roupas manchadas pela carne corrompida, enfatizando a importância de evitar a influência dos falsos mestres.

A carta termina com uma doxologia, louvando a Deus por seu poder, majestade e autoridade. Judas também expressa sua esperança de que os leitores sejam mantidos seguros e sem culpa até a vinda de Jesus Cristo.

A Carta de Judas serve como uma advertência aos cristãos para se precaverem contra os falsos ensinos e lutarem pela fé. Também enfatiza a importância de mostrar misericórdia e compaixão para com aqueles que duvidam, ao mesmo tempo em que assume uma posição firme contra aqueles que procuram desviar os outros.

© 2023. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.