Romanos 15

Ajudando aos outros.

1Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2Que cada um de nós agrade ao próximo pelo que é bom, para edificação. 3Pois Cristo também não agradou a si; mas, como está escrito, “as acusações daqueles que Lhe criticaram caíram sobre Mim”. 4Porque tudo o que foi escrito anteriormente foi escrito para o nosso aprendizado, para que, pela paciência e conforto das Escrituras, tenhamos esperança. 5Agora, o Deus da paciência e do consolo concede que você seja semelhante um ao outro de acordo com Cristo Jesus: 6para que, com uma mente e uma boca, glorifique a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

7Portanto, recebam uns aos outros, como Cristo também nos recebeu para a glória de Deus. 8Agora digo que Jesus Cristo foi um ministro da circuncisão da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais: 9e para que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia; como está escrito: 

“Por esta causa Lhe confessarei entre os gentios, 

E cantarei em Seu nome.”

10E outra vez disse: 

“Alegrem-se, gentios, com o Seu povo.”

11E novamente: 

“Louvai ao Senhor, todos vocês gentios; 

E que todos os povos O louvem.”

12E novamente, diz Isaías: 

“Haverá uma raiz de Jessé, 

E Aquele que se levantar para reinar sobre os gentios; 

N’Ele os gentios confiarão.”

13Agora, o Deus da esperança enche-vos de toda alegria e paz em crer, para que sejam abundantes em esperança, pelo poder do Espírito Santo.

 

O ministério de Paulo.

14E eu também estou convencido de vocês, meus irmãos, de que também são cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, capazes também de advertir uns aos outros. 15No entanto, irmãos, escrevi a vocês de maneira mais ousada, de certa forma, como lembrando-os, por causa da graça que me é dada por Deus, 16que eu seja o ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que a oferta dos gentios seja aceitável, sendo santificada pelo Espírito Santo. 17Tenho, portanto, minha glória em Cristo Jesus nas coisas que pertencem a Deus. 18Porque não ousarei falar de nada daquilo que Cristo não fez por mim, para fazer os gentios obedientes, por palavras e ações, 19no poder dos sinais e maravilhas, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém, e até o Ilírico, tenho pregado completamente o evangelho de Cristo; 20sim, esforcei-me por pregar o evangelho, não onde Cristo foi chamado, para que eu não edificasse sobre o fundamento de outro homem. 21Mas como está escrito: 

“A quem Ele não foi mencionado, verão: 

E os que não ouviram entenderão.”

22Por isso também muitas vezes fui impedido de ir até vocês: 23mas agora, não tendo mais lugar nessas regiões, e tendo muitos anos um desejo de chegar até vocês, 24quando eu viajar para a Espanha, irei até vocês: pois confio em vê-los em minha jornada e em ser levado por vocês, estando primeiro satisfeito por um pouco da sua companhia. 25Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. 26Pois agradou a Macedônia e a Acaia dar uma certa contribuição aos santos pobres que estão em Jerusalém. 27Agradou-os verdadeiramente; e eles são seus devedores. Pois se os gentios foram feitos participantes de suas coisas espirituais, seu dever também é ministrar a eles em coisas carnais. 28Quando, pois, eu tiver conseguido isso e selado a eles esse fruto, continuarei por meio de vocês para a Espanha. 29E tenho certeza de que, quando eu for até vocês, irei na plenitude da bênção do evangelho de Cristo.

    30Agora, irmãos, peço-lhes, por amor do Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que vocês se esforcem comigo em suas orações a Deus por mim; 31para que eu seja libertado daqueles que não creem na Judeia; e que meu serviço que presto a Jerusalém seja aceito pelos santos; 32para que eu possa chegar até vocês com alegria pela vontade de Deus, e que vocês sejam revigorados. 33Agora, o Deus da paz esteja com todos vocês. Amém.

Romanos 15 continua a instrução prática para a vida cristã, focando em como os crentes devem viver em harmonia, suportar uns aos outros e cumprir a missão de Deus no mundo. O capítulo também aborda a missão apostólica de Paulo e seus planos para o futuro. Aqui está um comentário detalhado sobre Romanos 15:

A Vida Cristã em Comunidade (Romanos 15:1-13)


O Ministério de Paulo e Seus Planos (Romanos 15:14-33)


Análise

1. Vida Cristã em Comunidade: A convivência cristã deve ser marcada por aceitação, apoio mútuo e busca pelo bem-estar dos outros. Os crentes são chamados a viver em unidade e harmonia, refletindo o amor e a aceitação de Cristo.

2. Missão Apostólica: O ministério de Paulo é um exemplo de dedicação ao chamado de Deus para evangelizar e edificar a igreja, especialmente entre os gentios. A visão de Paulo para sua missão é expandir o reino de Deus para novas regiões e construir sobre o fundamento do evangelho.

3. Planos e Orações: Paulo compartilha seus planos futuros e pede apoio e oração. Sua jornada e ministério são impulsionados por um desejo de servir a Deus e cumprir Sua missão, mesmo enfrentando desafios e adiamentos.

4. Solidariedade e Unidade: A ajuda financeira enviada aos cristãos em Jerusalém simboliza a solidariedade e a unidade entre as igrejas gentias e a igreja judaica. Isso demonstra que a missão do evangelho une diferentes partes do corpo de Cristo em um propósito comum.

© 2024. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.