Romanos 9

A rejeição de Cristo por Israel.

1Digo a verdade em Cristo, não minto, minha consciência também me testemunha no Espírito Santo, 2que eu tenho grande peso e tristeza contínua em meu coração. 3Pois eu queria que eu fosse amaldiçoado por Cristo por meus irmãos, meus parentes segundo a carne: 4que são israelitas; a quem pertence a adoção, e a glória, e os convênios, e a entrega da lei, e o serviço de Deus, e as promessas; 5os quais são os pais, e dos quais, quanto à carne, veio Cristo, que é sobre todos, Deus abençoe para sempre. Amém.

6Mas não é como se a palavra de Deus tivesse chegado a nada. Pois nem todos são israelitas, ainda que sejam de Israel; 7nem aqueles que são da semente de Abraão, são todos filhos; mas, em Isaque, sua semente será chamada. 8Ou seja, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa, estes sim, são contados como uma semente. 9Pois esta é a palavra da promessa: Neste período virei, e Sara terá um filho.

10E não é só isso; mas quando Rebeca também concebeu por um, por nosso pai Isaque 11(pois os filhos, que ainda não haviam nascido, tão pouco haviam feito bem ou mal, para que o propósito de Deus de acordo com a eleição pudesse permanecer, não de obras, mas daquele que o chama), 12disseram-lhe: “O mais velho servirá o mais novo”. 13Como está escrito: “Jacó amei, mas Esaú odiei”.

 

A justiça de Deus.

14O que diremos então? Existe injustiça com Deus? De maneira nenhuma. 15Porque Ele diz a Moisés: “Terei piedade de quem tiver piedade, e terei compaixão por quem eu tiver compaixão”. 16Portanto, não é daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus que tem misericórdia. 17Porque a Escritura diz a Faraó: “Para isso mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome fosse declarado em toda a terra”. 18Então Ele tem misericórdia de quem Ele quer, e endurece a quem Ele quer.

19Então alguém pode dizer: “Por que Ele ainda acha falhas? Pois quem suporta a Sua vontade?”. 20Mas antes, ó homem, o que você é para que replique contra Deus? A coisa formada dirá ao que a formou: Por que você me fez assim? 21Não tem o oleiro poder sobre o barro, da mesma massa para fazer um vaso em honra e outro em desonra?

22E se Deus, disposto a mostrar Sua ira, e a tornar conhecido Seu poder, suportou com muito sofrimento os vasos de ira aptos à destruição? 23E para que Ele conhecesse as riquezas de Sua glória sobre os vasos de misericórdia, que Ele preparou para a glória, 24até nós, a quem Ele também chamou, não apenas dos judeus, mas também dos gentios?

25Como Ele também diz em Oseias:

“Chamarei de meu povo, o que não era meu povo; 

E de amada, a que não era amada.”

26“E acontecerá que, no lugar em que lhes foi dito: 

‘Vocês não são meu povo’, 

Ali serão chamados filhos do Deus vivo.”

27Isaías também clama a respeito de Israel:

“Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, 

Um restante será salvo:

28Pois o Senhor executará Sua palavra sobre a terra, 

terminando-a e abreviando-a.”

29E, como Isaías disse antes:

“A menos que o Senhor dos Exércitos nos deixasse uma semente, 

Teríamos nos tornamos como Sodoma 

E seríamos criados como Gomorra.”

 

A atual condição de Israel.

30O que diremos então? Que os gentios, que não seguiram a justiça, alcançaram a justiça, a justiça que é da fé. 31Mas Israel, que seguiu a lei da justiça, não alcançou a lei da justiça. 32Por que? Porque eles não a procuraram pela fé, mas por obras. Eles tropeçaram na pedra de tropeço. 33Como está escrito: 

“Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de ofensa; 

      E quem crê n’Ele não será confundido”.

Romanos 9 é um capítulo que trata da soberania de Deus na eleição e no plano de salvação. Paulo aborda a questão da rejeição de Israel e o papel da eleição divina na salvação. O capítulo é conhecido por suas profundas reflexões sobre a predestinação e o propósito divino. Aqui está um comentário detalhado sobre Romanos 9:

Lamento e Preocupação por Israel (Romanos 9:1-5)


A Eleição e a Soberania de Deus (Romanos 9:6-18)


O Propósito da Eleição e o Papel da Fé (Romanos 9:19-29)


A Resposta do Povo e a Justiça de Deus (Romanos 9:30-33)


Análise

1. Soberania e Justiça de Deus: Romanos 9 é fundamental para entender a soberania de Deus na eleição e na salvação. Deus é soberano e justo em Suas escolhas e em como Ele executa Seus propósitos.

2. A Eleição e a Predestinação: Paulo mostra que a eleição divina não é baseada em méritos humanos, mas no propósito de Deus. Exemplos de Jacó e Esaú e a analogia do oleiro e do barro ilustram a natureza da eleição soberana.

3. Inclusão dos Gentios: A rejeição de muitos israelitas não significa que a promessa de Deus falhou. Deus inclui os gentios na Sua promessa de salvação, destacando que a salvação é pela fé e não apenas pela linhagem física.

4. A Resposta dos Crentes: Os gentios, que não buscavam a justiça, a encontraram pela fé, enquanto Israel falhou em reconhecer a justiça de Deus em Cristo. A rejeição de Cristo pelos israelitas é uma parte do plano divino para trazer salvação aos gentios e revelar a verdade da justiça de Deus.

© 2024. A Bíblia King James Livre está licenciada sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.